O programa Marxismo, apresentado pelo companheiro Rui Costa Pimenta no canal oficial do PCO, discutiu o caráter do Estado — do ponto de vista teórico —, polemizando com a esquerda pequeno-burguesa, que defende todo tipo de repressão do Estado contra as organizações bolsonaristas.Rui explicou que o Estado é um Estado de classe e que, portanto, em um país capitalista como o Brasil, o Estado é burguês. E do fato de ele ser o núcleo fundamental de dominação política da classe capitalista decorre a obrigação do partido operário de se opor ao Estado como principal inimigo dos trabalhadores em âmbito nacional.
Portanto, a política de defender uma maior arbitrariedade por parte do Estado contra a extrema-direita é uma negação da luta de classes e uma defesa do reformismo mais barato. Mesmo um governo de esquerda não é capaz de alterar o caráter do Estado, que só pode ser alterado pela revolução social.
A ideia de que o Estado reprimiria a extrema-direita, que é uma corrente da burguesia, mas não reprimiria a classe operária, portanto, é absurda. Se o Estado adquire poderes extraordinários para usar contra o setor mais radical da direita, obviamente, eles também serão utilizados contra os revolucionários.
runcloud
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Marxismo
Qual é o caráter de classe do Estado?
Relacionados
Últimas
[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email