João Pimenta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Golpes na América Latina são ameaça ao governo Lula

O programa Análise Internacional discutiu a questão do golpe de Estado no Peru contra Pedro Castillo. O presidente estava sofrendo um golpe parlamentar ilegal, se antecipou e determinou o fechamento do Congresso — uma espécie de contragolpe. No entanto, o Exército não o apoiou, nem Castillo mobilizou o povo. Com isso, o Congresso aprovou o impeachment do presidente, e ele foi preso.Os companheiros Rui, João Jorge, Eduardo Vasco e o comandante Robinson Farinazzo apresentaram o programa e discutiram a questão. Foi ressaltado que, independentemente do desenvolvimento dos acontecimentos, o conteúdo é que um presidente legitimamente eleito, que possuía um programa de reformas, foi derrubado pelas forças imperialistas do Peru.
Ao tratar do golpe da Argentina, o companheiro Rui lembrou que, excetuando o PCO e o PT, nenhum outro partido denunciou o conteúdo imperialista da condenação da vice-presidenta Kirchner.
Os companheiros criticaram a substituição da realidade social, ou seja, de qual são os grandes interesses econômicos em luta, pela realidade moral – isto é, quem é corrupto ou não. Assim como a esquerda pequeno-burguesa embarcou nessa campanha contra a “corrupção” no governo Dilma, a esquerda argentina também comete o mesmo erro de cair na campanha moralista da direita golpista.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email