João Pimenta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Brasil, história e atualidade

“Os bandeirantes são os construtores do Brasil moderno”

O tema do programa Brasil, História e Atualidade foram os bandeirantes e sua contribuição para a unidade territorial brasileira, bem como a importância de defendê-los para defender o país.O companheiro Rui explicou a importância de o Brasil ter o tamanho continental que tem, que é uma herança das Bandeiras. A expansão territorial brasileira cumpriu um papel importantíssimo para o fortalecimento do país e permitiu um acirramento da luta de classes na América Latina.
Sobre o surgimento do bandeirantismo, o companheiro definiu como uma organização militar para cumprir tarefas militares em meio a selva inexplorada. A miscigenação contribuiu, também, para a formação das Bandeiras. Diferentemente de como a esquerda pequeno-burguesa apresenta, a liquidação das sociedades primitivas foi um fenômeno econômico, não um fenômeno moral.
A maioria dos bandeirantes era casado com índias — inclusive, o casamento era uma forma de conseguir uma liderança sobre a população. Portanto, o mito de um homem branco anglo-saxão que escravizou o índio e realizou um “genocídio” é uma caricatura norte-americana tentando trazer para o território brasileiro. Na realidade, as Bandeiras eram formadas, majoritariamente, por índios.
O programa desmontou as teses pequeno-burguesas sobre a questão dos índios e dos bandeirantes. É essencial conhecer tal análise para entender de maneira correta a história do Brasil.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email