O programa Análise Internacional discutiu a questão do golpe de Estado no Peru contra Pedro Castillo. O presidente estava sofrendo um golpe parlamentar ilegal, se antecipou e determinou o fechamento do Congresso — uma espécie de contragolpe. No entanto, o Exército não o apoiou, nem Castillo mobilizou o povo. Com isso, o Congresso aprovou o impeachment do presidente, e ele foi preso.Os companheiros Rui, João Jorge, Eduardo Vasco e o comandante Robinson Farinazzo apresentaram o programa e discutiram a questão. Foi ressaltado que, independentemente do desenvolvimento dos acontecimentos, o conteúdo é que um presidente legitimamente eleito, que possuía um programa de reformas, foi derrubado pelas forças imperialistas do Peru.
Ao tratar do golpe da Argentina, o companheiro Rui lembrou que, excetuando o PCO e o PT, nenhum outro partido denunciou o conteúdo imperialista da condenação da vice-presidenta Kirchner.
Os companheiros criticaram a substituição da realidade social, ou seja, de qual são os grandes interesses econômicos em luta, pela realidade moral – isto é, quem é corrupto ou não. Assim como a esquerda pequeno-burguesa embarcou nessa campanha contra a “corrupção” no governo Dilma, a esquerda argentina também comete o mesmo erro de cair na campanha moralista da direita golpista.
runcloud
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Golpes na América Latina são ameaça ao governo Lula
Relacionados
Últimas
[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email