Caetano Albuquerque

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Agitação e Propaganda

Propaganda revolucionária, luta ideológica em defesa do marxismo

Editorial

O Conselho Editorial do partido, órgão ligado ao Comitê Central Nacional e à Secretaria de Agitação e Propaganda (Senapro), foi formado para discutir de maneira aprofundada temas diversos de teoria, cultura, história, filosofia etc. A criação do Conselho é produto da necessidade de um trabalho mais detido e especializado sobre temas de fundo, que não sejam apenas as questões políticas mais imediatas da luta política.

A luta ideológica é fundamental para a construção do partido revolucionário. O marxismo não fornece apenas o método mais eficaz da luta de classes do proletariado para a conquista do poder, ele é uma concepção do mundo. Uma concepção científica para o desenvolvimento de toda a humanidade.

Por isso mesmo, o trabalho de propaganda do partido não se resume à sua imprensa, ao jornal, portal na internet, panfletos, canais de TV. O trabalho de formação política é parte essencial da propaganda do partido.

Há três cursos de formação já programados pelo partido. O primeiro deles é a Escola Marxista, um curso com um tema básico do marxismo “O que é o socialismo”, baseado no texto de Friedrich Engels, “Do socialismo utópico ao socialismo científico”. Esse curso tem como objetivo a formação ampla de pessoas, nos mais diversos municípios, bairros, sindicatos e associações. Estão previstos centenas de cursos até o final do ano. Os professores serão militantes do PCO que estão sendo formados pelas inúmeras discussões políticas e teóricas fornecidas pelo partido.

No final de outubro, está programada a parte 2 do curso “O que foi o stalinismo, uma análise marista”. Ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, o curso pretende ser uma história da segunda metade do século XX e é parte essencial da luta ideológica com os stalinistas atuais, que geram uma enorme confusão no movimento da esquerda revolucionária.

Por fim e talvez mais importante pela magnitude, no segundo semestre de 2022 haverá o curso “A história do Brasil, uma análise marxista”, abordando a história política, econômica e da cultura no Brasil. O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta no ano em que se completam 100 anos da fundação do PCB e da Semana de Arte Moderna e 200 anos da Independência do Brasil. O objetivo do curso é traçar uma análise completa de todos os períodos da história do País.

A importância desse debate aumentou muito com as polêmicas com o identitarismo, uma ideologia reacionária, importada das universidades imperialistas, cujo objetivo é destruir a história e a cultura nacionais.

Todo esse plano de formação política e teórica conta com a participação do trabalho do Conselho Editorial do partido. Em particular no curso de História do Brasil, pelo tamanho do empreendimento, o Conselho Editorial e outros membros do partido vão ajudar diretamente na elaboração do curso, dividido em 11 grandes temas. Os grupos de trabalho vão fornecer subsídios para as mais de 50 aulas previstas no curso.

Além disso, os membros do Conselho Editorial devem colaborar com os verbetes e textos que irão para o portal da Universidade Marxista.

O trabalho teórico é uma parte essencial da imprensa revolucionária e um instrumento obrigatório para a construção do partido.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email