Caetano Albuquerque

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Coletivos

Documentário sobre a Causa Operária já tem seus esboços

Obra sobre a história do partido prevista para sair no final de 2022

O Partido da Causa Operária, em conjunto com o GARI, já começou o esboço de um documentário que contará a história do partido. Conforme palavras de André Queiroz, membro do GARI e um dos diretores do projeto, “a proposta de um documentário contando a  história do PCO, surge por várias razões, mas principalmente devido a necessidade que se tem na atual conjuntura devido a tergiversação da informação, da manipulação do conhecimento da história do Brasil e das lutas de classes no Brasil”.

Contar a história do partido através do cinema, com suas fotos, depoimentos e vídeos de arquivos, ajudará a um entendimento maior do militante e simpatizantes do partido, que por muitas vezes não tem a oportunidade de conhecer a história do PCO. André também salienta que o documentário ajudará ao entendimento da crise do final dos anos 70, onde as diversas correntes políticas se agrupam dentro do Partidos dos Trabalhadores.

No processo do cinema e das artes a sinceridade e compromisso com a história são essenciais, o que se reflete as falas de André Queiroz: “(o documentário) requer uma minuciosa pesquisa, fazendo valer o testemunho vivo dos protagonistas políticos em cena nesse momento, como o presidente Nacional do PCO, Rui Costa Pimenta e dirigentes históricos como Antônio Carlos, procurando resgatar esse processo”.

O documentário tem por função resgatar o tempo histórico, chegar mais próximo e com alcances ainda maiores, contando a história do partido de uma maneira mais acessível que o cinema tem a qualificação para construir. Com certeza o resultado será a atração de audiências de todos os setores interessados nas imagens, depoimentos e histórias nunca vistas antes.

O grupo ainda está iniciando os trabalhos, na sua primeira parte de investigação e definição do eixo temporal da história, onde seguirá pela pesquisa de material com a captura de imagens de diversas origens e entrevistas que darão um toque à parte ao documentário.

Esse resgate do partido em vídeo, nunca feito antes, com certeza será mais um marco do Partido, que se consolida cada vez mais a sua posição no cenário político nacional e internacional.

O diretor André Queiroz, nos deixa com uma angústia. Segundo ele, todo o trabalho – militante – levará aproximadamente 1 ano e meio para a conclusão e podemos esperar o documentário até o final de 2022 e início 2023.

Sempre relembrando a todos os interessados por uma Arte Revolucionária e Independente, que o GARI, estará realizando a sua primeira conferência nos dias 30 e 31 de Outubro. Nesta data todos os integrantes juntamente com todos os outros artistas do Brasil estarão discutindo os aspectos da arte e levantando um programa revolucionário para o presente e perspectivas do futuro. Também aos sábados às 17h temos o encontro do coletivo online e você de qualquer estado do Brasil ou do exterior pode participar e discutir conosco textos clássicos do marxismo em relação a arte.

A arte é uma manifestação essencial, sendo sua expressão revolucionária, a mais atual para nossa época. Convocamos a todos os interessados que se juntem e assim possamos construir um movimento por um Arte Revolucionária e Independente cada vez mais presente dentro da discussão artística brasileira.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email