Luca Hermes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Universidade Marxista

Volta hoje o curso “Democracia, Revolução e Socialismo”

Depois de uma semana de interrupção, o curso volta hoje às 18h30, não perca!

Devido a dois imprevistos diferentes, as aulas da semana passada foram adiadas. Na terça-feira, nosso palestrante e presidente do partido Rui Costa Pimenta compareceu a uma sabatina sobre o tema “Polícia e Segurança”. A atividade havia sido agendada há bastante tempo, por isso acabamos ignorando quando organizamos a estrutura do curso. O convite foi feito pelo grupo “Policiais Antifascistas”, e é possível conferir a discussão aqui: https://youtu.be/dNp_1–4IhA. Na quinta-feira, um pequeno contratempo também prejudicou a realização da aula agendada. Hoje finalmente retomaremos o curso “Democracia, Revolução e Socialismo” na aula 3.

Nas duas primeiras exposições, o problema da democracia foi explicado historicamente. Para ir mais além das concepções abstratas sobre essa questão, o método marxista coloca em primeiro plano as questões materiais e sua disputa entre as diferentes classes sociais. Para entender um problema tão caro à sociedade atual, foram destacados aspectos essenciais do próprio desenvolvimento da humanidade, conforme estudado pelos próprios Marx e Engels e exposto por Rui por meio do Prefácio à Crítica da Economia Política.

Discutir democracia no Brasil de hoje é impossível sem situar ainda o processo político vivido no país desde o golpe de estado de 2016, quando a ilusão do “Estado democrático de direito” foi desnudada pelos mandos e desmandos dos juízes à margem da própria lei.

Aproveite para ler os materiais de apoio disponíveis na Biblioteca Socialista. Estão disponíveis para leitura os livros O Estado e a Revolução (Lênin), A revolução proletária e o renegado Káutski (Lênin) e Terrorismo e comunismo (Trótski). Fragmentos do livro A revolução proletária e o renegado Káutski foram destacados para quem tiver menos tempo de leitura disponível.

A questão democrática não foi resolvida nas revoluções burguesas e segue até hoje em pauta. A defesa abstrata de uma “democracia” é levada adiante não só pela esquerda pequeno-burguesa, mas também pela direita e até mesmo pela burguesia imperialista. É impossível contabilizar quantas bombas já foram explodidas pelo imperialismo na população dos países atrasados em nome dessa suposta “democracia”.

Em oposição à ideia abstrata de democracia, temos os direitos democráticos da população, esses sim concretos e tangíveis. Por defender radicalmente os direitos democráticos, o PCO já foi até chamado de “liberal”, por setores pseudo-revolucionários da esquerda. No entanto, é preciso ter clareza sobre o fato de que lutar pelos direitos democráticos é fortalecer os oprimidos, enquanto a bandeira da “defesa da democracia” é vazia de conteúdo e, por isso mesmo, perfeita para a demagogia direitista.

Setores da esquerda que defendem essa democracia abstrata, ao mesmo tempo defendem a censura e o aumento das penas. O curso em andamento permite entender como opera esse tipo de confusão e como intervir politicamente na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Não perca! Ainda é possível se inscrever no curso, acompanhar as aulas que estão acontecendo e assistir ou rever as exposições anteriores. Fique em dia e participe dos grupos de estudo. A aula 3 começa hoje às 18h30!

Saiba mais: https://universidademarxista.pco.org.br/

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email