Victor Assis

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Escola Marxista

PCO segue com cursos municipais de formação política

Mais de 60 cidades discutirão a política contrarrevolucionária da burocracia soviética

Depois do sucesso absoluto da 46ª Universidade de Férias, o maior curso de formação marxista do último período, o Partido da Causa Operária se lança em mais uma tarefa de grande envergadura: a realização dos cursos municipais da Escola Marxista.

Rui Costa Pimenta na 46ª Universidade Marxista. Foto: Diário Causa Operária

Assim como na última edição da Marxista, o tema da Escola Marxista será a análise marxista sobre o fenômeno do stalinismo.

Josef Stálin. Foto: Reprodução

A 46ª Universidade Marxista foi a primeira tentativa do PCO de organizar um curso de formação marxista de grande porte à distância. Embora o motivo inicial para tal decisão tenha sido a pandemia de coronavírus, que segue totalmente fora de controle por causa da política genocida do governo federal e do conjunto das autoridades públicas, a iniciativa acabou servindo para que o PCO avançasse de maneira significativa na formação política ofertada a seus militantes e simpatizantes. Junto com o importante curso ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, assistido por mais de mil pessoas, a Universidade Marxista ganhou um portal com uma enciclopédia que pretende ser a maior no Brasil sobre o estudo do marxismo, bem como uma biblioteca repleta de obras raras e fundamentais.

Portal da Universidade Marxista. Foto: Reprodução

O tema do curso também permitiu não apenas que o Partido alcançasse um feito importante em aspectos organizativos, como também cumpriu um papel político muito importante. Tendo como tema “O que foi o stalinismo”, a Universidade Marxista permitiu, em 16 exposições, demonstrar todo o conteúdo contrarrevolucionário e revisionista da política levada pela burocracia soviética. Em um momento em que a burguesia procura levantar o cadáver mal-cheiroso do stalinismo para dar uma aparência pseudorrevolucionária à política de frente popular, o curso serve como uma arma de todo o movimento operário contra os traidores que procuram se infiltram em suas fileiras.

Domenico Losurdo, um dos farsantes impulsionados pela burguesia para ressuscitar o stalinismo. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Escola Marxista trará uma versão resumida do conteúdo do curso. Em vez de dois meses de discussão, a Escola Marxista contará somente com exposições de três horas. Seu objetivo é aprofundar a discussão com os companheiros que assistiram à Universidade Marxista e, ao mesmo tempo, levar para todas as regiões do País, a luta política contra o stalinismo. Com esse formato mais reduzido, a Escola Marxista será realizada em nada menos que 60 cidades brasileiras!

O projeto da Escola Marxista é não só mais uma vitória importante para o Partido da Causa Operária, mas uma necessidade de todos aqueles que lutam contra o golpe de Estado e a ofensiva do imperialismo na América Latina. Tendo como meta de mobilizar mais de dois mil companheiros, a Escola Marxista é mais uma oportunidade para varrer do movimento operário e da esquerda de conjunto a política da “frente ampla”, impulsionada pela burguesia para impedir que Lula seja candidato e que os trabalhadores se organizem em torno de seus objetivos.

A bibliografia básica do curso, por sua vez, vem daquele que se tornou a maior autoridade no assunto do stalinismo e uma das figuras mais importantes da história do movimento operário mundial: Leon Trótski. O livro “Stalinismo e bolchevismo”, escrito pelo revolucionário soviético em 1937, servirá de base para esta edição da Escola Marxista. O Partido da Causa Operária, como parte de seu projeto para expandir e difundir o estudo do marxismo, traduziu o livro, de modo a facilitar ainda mais o acesso aos participantes do curso.

Leon Trótski. Foto: Reprodução

Tanto para participar do curso como para adquirir o livro, os interessados podem ir diretamente ao sítio da Escola Marxista. Outros materiais, como o kit da 46ª Universidade de Férias, podem ser encontrados também na Loja do PCO.  A inscrição para a Escola Marxista custa o valor simbólico de R$10, enquanto o livro “Stalinismo e bolchevismo” se encontra no preço promocional de R$25. E mais: quem adquirir o livro na loja do PCO ainda terá direito a assistir gratuitamente à Escola Marxista!

Essa é uma oportunidade imperdível para aprofundar o estudo do marxismo, tirar suas dúvidas com os quadros dirigentes do Partido da Causa Operária e se armar contra o stalinismo. Não perca!

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email