Dimitri Guandalim

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

46ª Universidade de Férias

Volta hoje o curso “O que foi o stalinismo?”

Nesta terça-feira (2), a partir das 19h, o companheiro Rui Costa Pimenta retoma as aulas do mais importante curso de formação política do mundo

Nesta terça-feira (2), a partir das 19h, o companheiro Rui Costa Pimenta retoma as aulas da 46ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária. O curso “Stalinismo: uma análise marxista”, iniciado nos primeiros dias de janeiro, entrou em sua reta final.

A 13ª aula dará continuidade à discussão sobre a ascensão da burocracia stalinista. Rui Pimenta esclareceu como aconteceu o processo de desenvolvimento da burocracia, que se organizou já no período da guerra civil e avançou tateando cautelosamente o caminho. A morte de Lênin acelera os planos dos conspiradores, que precisavam se livrar da ala esquerda do Partido, liderada por Leon Trotsky.

Uma rede de fios conectavam os elementos da burocracia. Stálin controlava o sistema de nomeações dos funcionários do Partido. As derrotas da classe operária na Alemanha (1923), Inglaterra (1926) e China (1927) significam o fortalecimento da burocracia e o enfraquecimento da oposição de esquerda, a vanguarda do proletariado revolucionário.

O curso desmonta as mistificações criadas pelos stalinistas sobre o que aconteceu na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A análise da luta política evidencia o fenômeno do Termidor, algo já conhecido pela experiência histórica da Revolução Francesa. Elementos do Partido Bolchevique, liderados por Stálin, encabeçam uma reação à revolução de Outubro, que significou um freio ao processo revolucionário, sem contudo destruir  -naquele momento – as bases do Estado Operário, a propriedade estatizada.

Esta é uma oportunidade ímpar para aprender sobre a história da União Soviética, que marcou profundamente o século XX. A experiência histórica da revolução de Outubro é de grande relevância para a luta política que se desenvolve nos dias de hoje.

O objetivo do curso é formar o conjunto do ativismo político de esquerda na teoria marxista. São mais de mil inscritos na atividade, o que o caracteriza como o maior curso de formação marxista do mundo. As aulas ficam gravadas no portal da Universidade Marxista, sendo possível assistir à vontade, quantas vezes quiser. Além disso, o portal disponibiliza livros e artigos sobre o tema.

Os participantes podem fazer perguntas e interagir ao vivo com o palestrante. Rui Costa Pimenta tem quarenta anos de experiência política na construção de um partido operário revolucionário no Brasil. A experiência prática se combina com o domínio da ciência que é marxismo, o que lhe dá condições de ministrar um curso teórico de alta qualidade, digamos assim, de excelência.

Nos domingos, por volta das 19 horas, acontecem as reuniões dos grupos de estudo da Universidade Marxista. Estes são espaços para interações, esclarecimento de dúvidas e debates, que podem abordar questões da atualidade. Há grupos em todas as regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email