Dimitri Guandalim

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Universidade de Férias

Após grupos de estudos, Universidade Marxista terá 9ª aula hoje

Ainda dá tempo de se inscrever no curso "Stalinismo: uma análise marxista" e assistir às aulas, ter acesso a bibliografia e participar dos grupos de estudos e discussões.

Hoje (2), a partir das 19h, será ministrada mais uma aula da Universidade Marxista do Partido da Causa Operária. O curso chegou na sua metade e se encaminha para a reta final.

As aulas anteriores trataram de explicar o desenvolvimento do capitalismo mundial, a formação do sistema imperialista e a questão dos países de desenvolvimento atrasado. O companheiro Rui Costa Pimenta esclareceu uma série de problemáticas que geram confusões no ativismo de esquerda. Vários participantes fizeram perguntas sobre as revoluções burguesas, a luta do proletariado na Comuna de Paris, as diferenças entre os conceitos de socialismo e comunismo, a questão da transição, o que é um Estado Operário, o que é imperialismo, qual a diferença entre os países imperialistas e os países atrasados, o que é a burocracia e qual suas origens sociais.

Os mitos políticos sobre a burocracia stalinista foram analisados e dissecados teoricamente. As raízes econômicas de um país atrasado e isolado internacionalmente, na qual a burguesia foi expropriada, geraram a burocracia, que tomou o poder após a morte de Lênin e deflagrou um processo de enfrentamento contra a ala esquerda do Partido Bolchevique, liderada por Leon Trotsky.

Por meio de uma intensa repressão política, a burocracia expropriou a classe operária do poder político, tornando-se um parasita do Estado Operário. Os principais dirigentes da classe operária foram reprimidos, encarcerados e assassinados. No plano internacional, em um primeiro momento, a burocracia centrista aplicava uma política zigue-zagueante, responsável pelas derrotas do proletariado internacional nas Revoluções Alemã, Chinesa e na greve geral inglesa. Posteriormente, a política da burocracia evolui e adquire caráter abertamente contrarrevolucionário, de coligação com o imperialismo mundial.

As aulas são complementadas por uma extensa bibliografia e pelos grupos de estudo e discussão, que ocorrem nos finais de semana. Estes últimos têm a função de serem espaços de interação entre os participantes do curso, os militantes do Partido da Causa Operária e ativistas em geral. Todas as dúvidas e confusões são esclarecidas e debatidas entre os presentes na chamada pelo aplicativo ZOOM. A leitura da bibliografia e a participação no curso são essenciais para se avançar no estudo do fenômeno do stalinismo e a aprofundar a compreensão.

Os grupos de estudo são organizados por regiões do Brasil. Inclusive, há um grupo de estudo internacional, com participantes de diferentes partes do mundo. Em todos eles, o debate teórico é rico e esclarece as dúvidas, contribuindo para a formação da consciência política e domínio da teoria revolucionária.

Como forma de analisar o avanço na apreensão do conhecimento relativo a um tema tão complexo, os organizadores da Universidade Marxista disponibilizaram um questionário. Sua finalidade é servir como um instrumento para que os participantes possam ter uma noção mais clara de sua evolução no aprendizado.

A Loja do PCO (www.lojadopco.com) tem produtos disponíveis para compra com o tema do stalinismo. O Partido está vendendo um kit com camisetas, caneca, agenda e caneta sobre o curso. Há outros materiais também, como livros, bottons, cadernos temáticos, jornais, camisetas do Lula, do comunismo, de Engels e Trotsky e do PCO.

Ainda dá tempo de se inscrever e participar e se juntar às mais de 1.200 pessoas inscritas na Universidade Marxista! A plataforma manterá disponíveis as aulas gravadas nos próximos meses, de forma que se possa assistir à vontade. Além disso, há outros cursos realizados pela Universidade Marxista sobre a revolução chinesa e sobre o fascismo. É uma excelente oportunidade para adquirir formação política, sob um ponto de vista marxista. Deve-se destacar que a formação política é uma arma para a luta revolucionária.

A 9ª exposição dará continuidade à explicação sobre como a burocracia stalinista tomou o poder na URSS. Não perca esta oportunidade de aprender sobre o marxismo com um partido revolucionário, que aplica a teoria marxista na luta de classes e comprova seus postulados pela experiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email