Ricardo Lusíadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Formação política marxista

Análise Política da Semana debaterá o avanço da luta de classes

Principal programa político do PCO, a Análise Politica da Semana, com Rui Costa Pimenta, é de fundamental importância para a formação e atuação política dos seus militantes

Neste sábado, 06 de março, a partir das 11h30, irá ao ar o principal programa de análise e debate político do Partido da Causa Operária e da esquerda brasileira: a Análise Politica da Semana. Realizada com o presidente nacional do PCO, companheiro Rui Costa Pimenta, militante com mais de 40 anos de experiência política e um profundo conhecedor do marxismo, a Análise tornou-se uma referência para discussões políticas no País, sendo acompanhada por milhares de pessoas.

Ocorrendo tradicionalmente no Centro Cultural Benjamin Peret, em São Paulo, todos os sábados, o programa tem, em média, cerca de duas horas e meia de duração e conta com a presença e participação de vários militantes, que interagem com perguntas e impressões sobre os principais fatos políticos da semana, tanto localmente quanto pela internet. Nesse programa, além de abordar os assuntos nacionais, para conhecer melhor o quadro geral em que a luta de classes se desenvolve no Brasil, um panorama da politica internacional e o recrudescimento da política imperialista será realizado e debatido. No âmbito nacional, o lockdown em São Paulo, deve aparecer como um dos temas em discussão, dada a arbitrariedade que acompanha a medida, que por sinal, só favorece a burguesia e o Estado burguês.

Outro tema marcante da semana e com consequências graves para o desenvolvimento das lutas políticas no País é a onda de censuras e prisões contra vários cidadãos comuns, presos por publicarem manifestarem suas opiniões em postagens nas redes sociais ou militando nas ruas, como as recentes prisões do jovem João Júnior, em Minas Gerais, preso pela PM de Minas por uma postagem no Twitter e do militante petista André Constantine, no Rio de Janeiro.

Constantine fora preso por defender sua opinião, o fim da Polícia Militar, instituição que, a serviço da burguesia, vem recrudescendo sua violência contra a população, como sempre fez. A PM considerou a fala do petista um atentado contra a autoridade da corporação, e bruscamente o impediu de continuar seu justo protesto, a situação de desamparo e violência sofrida pela comunidade das favelas cariocas. Tais prisões evidenciam a tendência ao fascismo escancarado por parte do Estado brasileiro.

Sobre a pandemia, a Análise deve abordar as atualizações do tema, sempre trágicas à população graças a inércia deliberada da política criminosa e genocida desenvolvida por Bolsonaro e também pelos demais golpistas. Os governadores, prefeitos e demais agentes políticos do regime golpista usam de demagogia para se diferenciar do bolsonarismo, porém não são muito diferentes do presidente no que interesse ao povo.

Sem auxílio, ou com um valor irrisório de R$250, incapaz de comprar metade de uma cesta básica em quase todas as cidades brasileiras, sem vacina e sem interesse em comprar ou quebrar a patente das existentes para produção própria, a política do regime golpista para o coronavírus e seus desdobramentos certamente será explorado na Análise, que pode abordar ainda os últimos eventos relacionados ao Partido, que tem nesse fim de semana a reunião da sua Executiva Nacional, um balanço das discussões, além de considerações sobre o curso de formação política em andamento – “O que foi o stalinismo” -, e também a volta dos militantes do PCO e dos comitês de luta às ruas, para intensificar a agitação política em todo o País.

A Análise Politica da Semana é de fundamental importância para todos os militantes do Partido, pois não é apenas uma discussão de conjuntura acadêmica, sendo antes parte da formação marxista, teórica e prática da militância revolucionária, sendo um importante guia para a luta política e o combate ao golpe de Estado vigente no País desde 2016. Por isso, não deixe de assistir, curtir e compartilhar a transmissão, enviando-a a seus contatos mais próximos, participando com perguntas, contribuindo com superchats, tornando-se membro do canal e fortalecendo assim, a imprensa operária, independente e revolucionária.

[js-disqus]
CausaOperariaTV
Receba Nosso Email